Festa a Mãe Iansa

Mãe Wanda de Iansa

Iansã é associada a sensualidade. Orixá dos ventos e das tempestades, foi esposa de Ogum, o qual deixou por amor a Xangô; dos Orixás femininos é a mais guerreira.

[1] “Orixá Oyá como é chamada sua manifestação jovem, é o mesmo Orixá Yansã, em sua forma mais madura. É o primeiro Orixá feminino a ser cultuada na hierarquia Gêge- Ijexá.

Está associada aos ventos, raios e tempestades.

Muito comum entre os batuqueiros ao se perceber uma forte ventania, dizer-se que a Oyá está “abanando a saia”.

Também rege a sexualidade feminina e, por conseguinte, a sedução e as paixões; é a “dona do teto” e da panela, portanto para os batuqueiros, quem tem Oyá nunca fica desabrigado, e nem passa fome.

Pelo fato de dominar os Eguns, é sempre invocada quando o problema se trata de uma possível perturbação causada por estes espíritos não evoluídos.

Por ser um Orixá diretamente associado a Ogum, é cultuada nos mesmos lugares e em companhia deste Orixá, sendo que aceita melhor suas oferendas, se depositadas junto a uma pitangueira, que é uma árvore consagrada a este Orixá feminino.

 Suas cores são a combinação do vermelho com o branco, dando ênfase ao vermelho.

Seu número é sete, seu dia da semana a Quinta- feira e a Terça-feira por estar também associada a Xangô; seu sincretismo afro-católico é Santa Barbara.”

Sobre maewandadeiansa

É com muito amor e carinho que este blog foi criado para trazer a luz do mundo todas as bençãos oferecidas pelos Orixás a toda a humanidade. Sou Ialorixá(Mãe de Santo,Sacerdotisa dos Orixás)Nascida e criada dentro da religião africana por meus pais e avós maternos. Meu fundamento dentro do batuque ou a feitura do meu orixá toda sacramentada pelo Pai Carlos Magno de Oxalá Olocum. Meu Avô espiritual já falecido Ivo de Ogum Oniré. Atendo com Buzios e Cartas Ciganas em Portugal já a 7 anos. Viajando por toda a Europa e Africa levando a cultura da Nação Oio originada de Lagos-Nigéria a todos que queiram ter conhecimento e saber o que é na realidade o culto aos Orixás de raiz africana. Orixá é luz! É a força da natureza que reside dentro de todos nós. É o despertar da natureza primitiva e também a religação com o divino! Que a benção de todos os Orixás estejam com cada um de vós que acessar essa pagína. Mãe Wanda de Iansa e Ogum. Telefones para contacto e consultas com hora marcada. 00351918555614 00351309828217
Esta entrada foi publicada em Africa, Brasil, Buzios, Ialorixá, Lagos, Mãe de Santo, Nigéria, Orixás, Orix´s com as etiquetas , . ligação permanente.