Bará

Bará é nome de uma entidade cultuada no Batuque, religião afro-brasileira do Rio Grande do Sul.

Por várias características pertencentes aos homens, Bará se apresenta como o Orixá mais humano de todos os Deuses africanos, sendo sempre o primeiro Orixá a ser servido em qualquer obrigação, nele encontraremos um Orixá prestativo e presente, segurando todas nossas futuras necessidades, caso contrário devemos nos preparar, sem exagero, para alguma coisa desagradável.

Como dono das chaves, dos portais, encruzilhadas, caminhos e comércio, deve sempre ter suas saudações, obrigações e cortes quando necessário, feitos em primeiro lugar caso contrário caminhos trancados, mas não devemos taxar o Orixá Bará de egoísta, para a segurança de nosso ritual é só serví-lo primeiro e assim nosso ritual estará bem encaminhado. É o Orixá responsável pela boa abertura dos trabalhos, esta para nossos negócios e vidas, destrancando caminhos e abrindo portas ou trancando e fechando, dependendo de nossos merecimentos e cumprimento de tarefas.

Uma de suas características mais marcantes, esta presente em uma das milhares lendas existentes sobre este Orixá, conta a lenda que certo dia Bará desafia Oxalá, a discussão em pauta era saber quem era o mais antigo, logo Aquele que deveria receber mais respeito, e se tornar o soberano em relação aos Outros, após uma batalha cheia de peripécias e truques, Oxalá domina a cabeça de Bará, onde esta sua concentração de poderes, tornando-lhe assim seu eterno servo.

  • Saudação: Alúpo ou Lalúpo
  • Dia da Semana: Segunda-feira e Sexta (Bará Agelú)
  • Número: 07 e seus múltiplos
  • Cor: Vermelho
  • Guia: Corrente de aço (para alguns), vermelho escuro (Legba), vermelha (Lanâ, Lodê, Adague e Agelú)
  • Oferenda: Pipoca, Milho torrado, 07 batatas inglesas assadas e azeite de dendê
  • Adjuntós: Legba com Oiá Timboá, Lodê com Iansã ou com Obá, Lanã com Obá ou com Oiá, Adaqui com Oiá ou com Obá, Agelú com Oxum Pandá e as vezes com Oiá
  • Ferramentas: Corrente, chave, foice, moeda, búzios, entre outros
  • Ave: Galo Vermelho
  • Lugares na Natureza:[1] Encruzilhadas.

Sincretismo

  • Bará Lodê: São Pedro, quando faz adjuntó com Iansã, São Benedito com faz adjuntó com Obá.
  • Bará Lanã: Santo Antônio do Pão dos Pobres
  • Bará Adagbe: Santo Antônio de Pádua
  • Bará Agelú: Menino no colo do Santo Antônio
  • E há também divindades que nem todas nações cultuam como: Exú Elegbara, Gama (ligada ao culto de Xapanã), Zína, Zambirá e Xanguín (qualidade rara de Bará) que só os mais antigos tem conhecimentos suficientes para fazer seus rituais.

Referências

[1] – JAQUES, André Porto. A Geografia do Batuque: estudos sobre a territorialidade desta religião em Porto Alegre-RS.

Sobre maewandadeiansa

É com muito amor e carinho que este blog foi criado para trazer a luz do mundo todas as bençãos oferecidas pelos Orixás a toda a humanidade. Sou Ialorixá(Mãe de Santo,Sacerdotisa dos Orixás)Nascida e criada dentro da religião africana por meus pais e avós maternos. Meu fundamento dentro do batuque ou a feitura do meu orixá toda sacramentada pelo Pai Carlos Magno de Oxalá Olocum. Meu Avô espiritual já falecido Ivo de Ogum Oniré. Atendo com Buzios e Cartas Ciganas em Portugal já a 7 anos. Viajando por toda a Europa e Africa levando a cultura da Nação Oio originada de Lagos-Nigéria a todos que queiram ter conhecimento e saber o que é na realidade o culto aos Orixás de raiz africana. Orixá é luz! É a força da natureza que reside dentro de todos nós. É o despertar da natureza primitiva e também a religação com o divino! Que a benção de todos os Orixás estejam com cada um de vós que acessar essa pagína. Mãe Wanda de Iansa e Ogum. Telefones para contacto e consultas com hora marcada. 00351918555614 00351309828217
Esta entrada foi publicada em Orixás. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s